domingo, 29 de janeiro de 2012

NA CASA DA NONNA

Desde que passei pelo módulo italiano no curso de chef, as refeições aqui em casa mudaram. Nunca mais comprei massa pronta, nem fresca e muito menos seca. Todas as "pastas" passaram a ser fabricadas por mim. Isso mesmo! Ganhei uma máquina do meu pai (por sinal, excelente, da marca Marcato), e comecei a me divertir com fettucini, lasanha, spaghetti... E como hoje é domingo, dia de comer a massa da nonna, resolvi postar a receita para vocês verem que não é impossível fazer a sua própria massa. Mesmo quem não tem a máquina adequada pode se arriscar, só irá gastar mais tempo e muuuuita força para abrí-la com o rolo de massa e depois cortá-la no formato preferido.

Ingredientes:
- 04 ovos*;
- 400g de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar (uso da marca Renata e adoro!);
- 1,5 colher de sopa de óleo de canola;
- 01 colher de chá de sal;

Numa bancada bem limpa e esterilizada ou num recipiente grande, faça um "montinho" com a farinha previamente misturada ao sal, abra uma cavidade no meio, coloque os ovos e o óleo.



Com um garfo vá misturando os secos aos ingredientes molhados, como se tivesse fazendo uma omelete, sempre levando a farinha para "dentro" até a massa começar a se formar.


Nesse ponto (mais misturado que o da foto), você precisará colocar a mão na massa, sovando-a até ela ficar lisa. Precisa de muque, viu? Nesse processo já se perde um pouco das calorias que colocará para dentro! rsrsrsrs
Depois o serviço é tranquilo, basta dividir a massa em quatro partes e abrir uma a uma. Na máquina eu uso até o número 8 para fettucini, quando a massa fica quase na espessura de um papel, mas para lasanha, abro até o 6, pois essa precisa de "sustância", hahaha.


Ah, uma dica importante: quando for abrir a primeira parte da massa, polvilhe farinha nas outras partes e cubra-as com um pano úmido para elas não ressecarem.
Quando a massa chegar na espessura desejada, deixe-a secar antes de cortá-la, caso seja para uma lasanha canelone, ravióli, rondelli, não precisa secar, a massa já pode ser recheada (no caso do ravióli) ou cozida e a seguir a montagem pode ser feita. Nesse caso, eu cortei, pois queria fettucini.






Após o corte deixei os fios pendurados no varal de um dia para o outro secando ainda mais. Tirei-os somente na hora do cozimento. 



Para a massa fiz um molho a base de manteiga e parmesão, o famoso prato Fettucini Alfredo! E você, qual molho faria?


Um beijo e ótimo início de semana!

* Considero 01 ovo e 100g de farinha por pessoa e serve muito bem. Caso você sirva algo a mais, pode diminuir a quantidade.



Um comentário: